Ficar ligado nas pistas que a mulher dá durante um jantar romântico vai satisfazer mais do que apenas seu paladar. Essa é a oportunidade perfeita para ela revelar o repertório de caras e bocas e para você descobrir se vai rolar uma continuação fora dali. “O homem tem que ser um bom observador”, avisa o urologista e terapeuta sexual Celso Marzano, diretor do ISEXP (Instituto Brasileiro de Sexologia e Medicina Psicossomática), em São Paulo. Seu guia:
>>Ela dá atenção exclusiva a você
Ela se senta de frente para o movimento do restaurante e parece mais interessada no pedido da mesa ao lado. Grandes chances de você não ser a prioridade esta noite. Por outro lado, escolher a cadeira virada para a parede, tornando você como a única visão interessante faz mais sentido. Faça sua parte. Exiba confiança e masculinidade levantar o punho da camisa, destacando pulsos e antebraço, costuma funcionar.
>>Ela provoca você
Gestos e olhares dizem tudo. “Ela pode olhar e abaixar a cabeça, como a ovelhinha que precisa ser domesticada”, diz Marzano. “Ou colocar o cabelo na frente dos olhos e olhar através dele”. Jogar o ombro para trás e empinar o peito para frente são outros sinais de que ela está a fim. “Abrir levemente as pernas também tem um significado erótico”, afirma Marzano. Vai fundo.
>>Ela faz elogios e quer elogios
Mulheres adoram elogios, mas em um primeiro encontro, mantenha o foco nas roupas e jóias. Como provavelmente passou muito tempo escolhendo cada peça, ela vai gostar. Aliás, o próprio visual já denuncia a intenção. “Normalmente, a mulher coloca uma blusa mais decotada, que revela um pouco dos seios, e usa batom vermelho”, comenta Marzano. Se ela agradece e conta uma história sobre os brincos ou, melhor ainda, retribui o elogio, sua opinião é importante. Um simples “obrigada” pode ser um fora.
>>Ela experimenta seu filé
Ofereça um pouco da sua comida. “Tudo depende de como ela vai aceitar”, acredita Marzano. Se ela passar para o prato dela, pise no freio, Casanova. Para evitar mal-entendidos, leve o garfo à boca dela bem devagar. Assim, ela pode recusar graciosamente se ainda não estiver pronta para isso. Bônus: ela oferece um pouco do prato dela também.
>>Ela consulta seu cardápio
Pergunte sobre ela e veja no que dá. “Ela gosta de perguntas, mas não de um questionário formal. Prefira assuntos ligados a sentimento. A mulher quer atenção e vai gostar se você mostrar interesse”, afirma Marzano. Se estiver interessada, ela vai perguntar também. As mulheres consideram encontros como missões desbravadoras, então responda. Mas alto lá. O homem tem que jogar o charme, responder algumas coisas, mas deixar um pouco de dúvida. Mulher é curiosa. E, se ele abrir muito, vai perder a graça.”
>>Ela pede a sobremesa (calma, ainda é a vez do doce)
“Ela engole o morango inteiro ou morde com um olhar penetrante?”, questiona Marzano. Atacar o doce não é sensual. Soltar um leve gemido e saborear a textura da sobremesa é. Hora de procurar um lugar mais reservado.